Como desbloquear conta em marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Shopee…)

Uma dúvida frequente entre os vendedores de plataformas é como desbloquear conta em marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Shopee…).

Atualmente o comércio em plataformas digitais vêm crescendo, e com isso alguns problemas vem ocorrendo. Plataformas digitais como Mercado Livre, Amazon, Americanas B2W, Shoppee, Via Varejo possuem regras específicas para comercialização em seus ambientes.

Ocorre que, por desinformação ou arbitrariedade da plataforma, as contas dos usuários, no caso, vendedores sofrem bloqueios.

Constantemente, as suspensões e bloqueios ocorrem de forma arbitrária. Uma das alegações frequentes são as de violação dos termos de uso da plataforma.

É bastante comum que o vendedor cometa alguma irregularidade prevista no termo de uso da plataforma. Todavia, diversas vezes a suspensão ocorre de forma abusiva e sem o direito de defesa do usuário.

Vale destacar ainda que, por diversas vezes as plataformas suspendem a conta do vendedor, sem que este tenha infringido nenhuma norma prevista nos termos de uso.

A suspensão da conta gera impedimento do usuário de continuar exercendo sua atividade comercial nas plataformas. E o impacto no faturamento pode ser fatal para os negócios.

Minha conta foi bloqueada na plataforma. O que fazer?

Primeiramente, se sua conta de vendedor for bloqueada, você precisa agir rápido.

Sugiro estas 4 etapas para tentar desbloquear sua conta:

1ª etapa – Entre em contato com a plataforma

Entre em contato com a plataforma por meio dos canais disponibilizados, o quanto antes. Geralmente os contatos são feitos por chat ou até mesmo pelo Whatsapp.

O Mercado livre, por exemplo, costuma fornecer ao usuário um link exclusivo para atendimento em casos de bloqueio.

Seja qual for a plataforma, você deve abrir uma ocorrência com seus dados.

2ª etapa – Abertura de ocorrência nos sites de defesa do consumidor

As plataformas participam do projeto de direito do consumidor do governo federal, que foi feito para diminuir a judicialização de casos e dar rapidez na solução do problema.

Você pode acessar a plataforma do Consumidor por aqui. Normalmente a plataforma responde e, em casos menos complexos, os problemas são solucionados diretamente por este canal dentro de alguns dias.

A plataforma do consumidor e o PROCON costumam resolver os problemas de forma menos complexa.

Mas se você tem conta bloqueada, e muita urgência do desbloqueio, vá direto para a próxima etapa.

3ª etapa – NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Caso nenhuma das soluções acima tenham surtido efeito, será necessária a realização de uma notificação extrajudicial.

Uma notificação extrajudicial é a formalização de solicitação para as plataformas resolverem o seu problema, antes de uma ação judicial.

Nesse caso, é importante que você consulte um advogado especializado em e-commerce para elaborar e enviar a notificação extrajudicial.

Assim, você estará mais preparado, caso você precise ingressar com uma ação judicial.

4ª etapa – AÇÃO JUDICIAL

Caso nenhuma das alternativas acima tenha sido efetiva para a recuperação das contas, a última alternativa será a AÇÃO JUDICIAL.

Nesse caso, o pedido de liberação de conta pode ser feito por meio de medida liminar.

Após o protocolo do pedido, o juiz vai analisar a possibilidade da reativação da conta na primeira análise processual. Se decidir pelo desbloqueio, o usuário voltará a acessar as contas.

A concessão da medida liminar deve obedecer a alguns critérios específicos, amparados em lei, e costumam ocorrer com certa frequência em casos de abusos cometidos pelas plataformas.

A ação judicial é a última medida para o vendedor obter acesso as suas contas e tende a ser bastante eficaz quando não foram configuradas irregularidades na plataforma digital.

Nosso escritório tem equipe especializada em ações para recuperação de conta em plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima