Anvisa suspende produtos modeladores e fixadores de cabelo

Esta semana, a Anvisa divulgou duas listas de produtos modeladores e fixadores de cabelo.

Ao todo, são 159 produtos para modelar cabelos cancelados, o que reforça a necessidade de atenção de consumidores, profissionais da beleza e comerciantes do setor de perfumaria e cosméticos.

Por que essas pomadas foram canceladas?

Os cancelamentos dos produtos modeladores ocorreram, em sua maioria, em razão de descumprimento de exigências como cópias de licenças sanitárias, informações detalhadas sobre o uso do produto e declarações de segurança assinadas pelas empresas.

O não cumprimento dessas exigências resultou no cancelamento da regularização de diversas pomadas, que agora não podem mais ser comercializadas no mercado brasileiro.

Essa fiscalização mais intensa quanto a esses produtos já ocorre há algum tempo, principalmente após relatos de efeitos adversos como irritação no olho ou até cegueira temporária.

O que fazer se sofrer reações adversas a pomadas ou fixadores de cabelo?

Em caso de reações adversas, você pode notificar a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que haja uma investigação do produto.

Caso tenha sofrido danos, principalmente os relacionados à sua saúde ou segurança, guarde todas as documentações referentes ao produto e aos atendimentos médicos para que possa buscar uma indenização na justiça.

O Código de defesa do consumidor assegura o direito a preservação da saúde e segurança nas relações de consumo.

Neste caso, é altamente recomendável consultar um advogado especializado. Um profissional qualificado pode orientar você sobre as melhores formas de proteger seus direitos e garantir que você seja adequadamente compensado pelos danos sofridos.

Como verificar a regularidade da sua pomada modeladora?

A ANVISA disponibiliza uma ferramenta de pesquisa em seu site para que você possa consultar a regularidade do seu produto.

Se você deseja verificar se a pomada que está utilizando está regularizada pela Anvisa, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima